domingo, 22 de maio de 2011

Como antigamente





Em maio, no meio batista, é comemorado o "Mês da Família" e, como o de costume, as mensagens tem sido destinadas a esse tema. Hoje pela manhã tivemos uma mensagem um pouco diferente e de forma mais dinâmica. Um casal, que irá completar 50 anos de casados no ano que vem, ficou no palco e o Alexandre, diretor de missões em nossa igreja, conduziu a mensagem de forma que eles fossem respondendo perguntas contando experiências de "como conservar um casamento em 50 anos e o amor ser o mesmo". De início eu digo que as palavras foram ótimas e nos fizeram rir bastante.
Enquanto eu ouvia as experiências pensava "como é difícil ver/manter uma família unida como a de antigamente". Não estou aqui para dizer que antes tudo era perfeito, pelo contrário, com o desenrolar das histórias, antigamente, por se viver em um tempo mais difícil, é que deveriam existir mais problemas familiares. Mas não é o que realmente acontece...
O índice de famílias se separando aumenta a cada instantes. Brigas intermináveis, discussões por pequenos motivos, frutos de uma vida de correria que temos hoje em dia. Ninguém mais tem tempo para nada. Acabou aquele momento de reunir a família para comer. Aqueles passeios no feriado? Raramente acontecem, pois estamos aproveitando esses horários vagos para descansarmos, de tanto estudarmos e trabalharmos. O ter tem mais valor que o ser a cada momento e isso tem influenciado em mais horas de trabalhos, mais desgastes físicos e mentais e consequentemente isso tem atingido da pior forma a família, as pessoas que você convive e que mais ama. Podemos perceber também que o mundo tem cada vez mais influenciado, por exemplo com o fato de família poder ser formada agora por dois pais ou duas mães... Lamentável o que tem acontecido. Estão cada vez mais se desviando dos ensinamentos de Deus.
Para tentar mudar esse quadro nós temos que mudar primeiro. Fale com Deus, ore, leia bastante a bíblia... Seja sempre uma boa pessoa. Dê o seu melhor. Evite brigas e separe mais tempo para a sua família.
Quando você pensar que não tem ninguém mais que possa te ajudar pense na sua família. Tenho certeza de que sempre terá um membro te esperando.
Deus criou coisas maravilhosas e uma das melhores é a família!

"...Porém, eu e minha casa serviremos a Deus" Josué 24:15

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Deus fora do quadradinho

Precisamos de uma teologia que não ponha Deus num cercadinho das coisas religiosas. Deus fala, se ouvimos. Deus ouve, se falamos. Deus se manifesta, se queremos. Não podemos nos esconder dEle, mas, por vezes, achamos que podemos. Deus está no nosso trabalho, mas, por vezes,  achamos que ele não se interessa pelo nosso trabalho. Deus está na praia, mas, por vezes, achamos que tem horror ao nosso lazer. Deus está na sala de aula, mas, por vezes, achamos que Ele não pode ser nosso colega. Deus está no laboratório de pesquisa, mas, por vezes, achamos que ali cuidamos de coisas que não combinam com Ele. Deus está no consultório onde recebemos ou damos consulta, mas, por vezes, achamos que não precisamos. Pensamos em Deus como transcendente, e Ele o é, mas o que Ele é mesmo é onipresente, docemente. 
Israel Belo de Azevedo